A Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) foi fundada em 2007, reúne hoje 118 organizações, que atuam com o esporte como fator de desenvolvimento humano e, juntas, impactaram a vida de quase 200 mil pessoas em 2022 com atendimento direto e sistemático (fora os eventos e processos formativos); marcando presença em 238 cidades, 20 Estados + DF nas 5 macrorregiões brasileiras. A missão da rede é mobilizar e fortalecer estas organizações, com o propósito de democratizar o acesso ao esporte.
Apesar do acesso ao esporte e às atividades físicas ser um direito previsto na constituição, infelizmente, nem todas as pessoas conseguem acessá-lo. As organizações que estão na REMS atuam, principalmente, em zonas de alta vulnerabilidade, proporcionando atividades de qualidade para públicos que, de outra maneira, não conseguiriam ter acesso às práticas. Fortalecendo estas organizações, a REMS colabora para que mais pessoas sejam atendidas com ainda mais qualidade.
A REMS organiza suas atividades em 3 principais eixos: Mobilização - desenvolve ações conjuntas entre associados, membros e outros atores do esporte para a mudança social, como governo, universidade e empresas privadas; Representatividade & advocacy - contribui para a criação e aprimoramento de políticas públicas voltadas ao esporte e desenvolvimento humano e Conhecimento: propicia espaços para troca de informações e disseminação de conhecimento sobre o esporte e desenvolvimento humano.
As doações serão utilizadas para fortalecer ações institucionais da REMS, que visam colaborar para consolidar o acesso ao esporte como direito no Brasil, a participação em espaços de representatividade, favorecer a troca e a disseminação de conhecimento e mobilizar instituições, governos e a sociedade civil em torno da causa do esporte para a mudança social. Estas ações envolvem encontros, formações, eventos, fóruns e campanhas.
Saiba mais sobre a organização em https://rems.org.br/
Saiba mais sobre a organização em https://rems.org.br/