O Instituto C, nasceu em 2011, na cidade de São Paulo, com a missão de estimular famílias com crianças e adolescentes em risco social a alcançar o pleno exercício de sua autonomia e cidadania. Para isso, desenvolvemos uma metodologia de atendimento integral e personalizada com foco no desenvolvimento das potencialidades de cada família e na defesa e garantia de direitos. Mais de 4.500 famílias já foram beneficiadas, impactando na vida de 18 mil crianças e adolescentes.
A pobreza multidimensional atinge 60% (32 milhões) das crianças e adolescentes no Brasil. A pobreza a que esse dado se refere é mais do que a privação de renda, envolve também a falta de acesso a outros direitos básicos como educação, alimentação, saúde e outros. Se a pobreza é multidimensional ela precisa ser combatida com iniciativas que assegurem os direitos conjuntamente e que beneficiem todo o núcleo familiar, essa é a proposta do nosso trabalho que impacta na redução desse índice de pobreza.
Estamos presentes em três Polos de Atendimento, sendo dois na cidade de São Paulo e um no Guarujá, onde oferecemos atendimento individual para as famílias com especialistas das áreas de renda, educação, psicologia, nutrição e cidadania, atividades para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais das crianças e adolescentes, auxiliamos com os processos de obtenção de direitos, articulamos com os órgãos públicos para efetivação dos direitos e rodas de conversa abertas a toda comunidade.
As doações serão alocadas no atendimento multidisciplinar de famílias com crianças e adolescentes com algum diagnóstico de saúde em situação de vulnerabilidade social encaminhadas para o nosso Polo de Atendimento do Centro de São Paulo.
Saiba mais sobre a organização em www.institutoc.org.br