A Rede Conexão Povos da Floresta atua para conectar em rede, através de internet banda larga, mais de 1 milhão de pessoas que vivem em comunidades quilombolas, ribeirinhas, extrativistas e indígenas em áreas protegidas da Amazônia Legal. A ideia é aliar conectividade e energia a programas de inclusão, segurança e empoderamento das comunidades beneficiadas. A conectividade é crucial para que essas comunidades possam se fortalecer enquanto uma grande rede de guardiões da floresta.
A rede Conexão Povos da Floresta tem um impacto além da conectividade: a conexão é apenas uma ferramenta que amplia as possibilidades de geração de renda das comunidades tradicionais, proporciona o acesso a ações em saúde e educação e fortalece sua luta por seus direitos territoriais e pela proteção da Amazônia. Conectar essas comunidades é fortalecer uma rede representativa dos povos da floresta. Hoje, são um pouco mais de mil comunidades conectadas, o que representa mais de 85 mil pessoas.
O projeto atua baseado em três principais pilares: a implementação da infraestrutura necessária para a criação de uma rede local conectada à internet banda larga; a implantação de um sistema de gestão e controle local da rede em cada comunidade, respeitando as suas demandas e seus costumes; e a oferta de programas de inclusão digital, com ações nas áreas de saúde, educação, empreendedorismo, monitoramento e proteção territorial e cultura e ancestralidade.
As doações serão utilizadas para a expansão de ações dos grupos de trabalho que compõem a rede Conexão Povos da Floresta, como a oferta de serviços de telemedicina, uma das principais demandas das comunidades beneficiadas.
O projeto não só conecta as comunidades, mas também fortalece a Amazônia de pé. Afinal, os dados mostram que menos de 1% do desmatamento na Amazônia aconteceu em territórios protegidos. Isso significa que os povos tradicionais que vivem nesses territórios estão diretamente ligados à preservação da floresta. Ao apoiar o Conexão Povos da Floresta, você não está apenas contribuindo para a inclusão digital, mas também ajudando a preservar um dos maiores patrimônios culturais e ambientais do país
Saiba mais sobre a organização em https://conexaopovosdafloresta.org/