Logo da Globo
Logo Para Quem Doar Blog

Iniciativa:

Logo da Globo
O ParaQuemDoar tem muitas potências e uma só missão: fortalecer a Cultura de Doação no país. Felizmente, não estamos sozinhos.

Fazemos parte de um movimento maior, composto por diversas outras iniciativas, organizações e pessoas, que acreditam na doação como um elemento central para a construção de um país mais solidário e justo. Ou, como descrito no manifesto do MCD:

Um país "onde causas e organizações recebem os recursos necessários para cumprir seu papel, compondo uma sociedade civil organizada, vibrante, potente e autônoma, fortalecendo, assim, a democracia". 

Temos a base, não temos o hábito.
Somos um povo solidário, relacional e conectado, mas doar ainda não é um traço forte da nossa cultura. Doamos apenas 0.2% do PIB vs 2% dos EUA, ocupando a 54˚ posição no World Giving Index, relatório anual que mapeia o perfil das doações em todo mundo.

Para mudar esse cenário, o Movimento por uma Cultura de Doação, criou um documento norteador para quem quer fortalecer o campo da doação, que apresenta 5 diretrizes fundamentais para a construção de um Brasil + doador:



Nesse link, você pode baixar o conteúdo completo. E, abaixo, entender como o ParaQuemDoar atua em cada uma delas:

1) Educar para a cultura de doação
: além desse espaço online fazer a conexão entre pessoas e projetos, o ParaQuemDoar, em parceria com a Benfeitoria, cria e dissemina conteúdos que estimulam doadores (PF e PJ) e capacitam organizações sociais a fazerem suas campanhas. 

2) Promover narrativas engajadoras
: a ideia aqui é fazer a doação ser assunto do dia a dia, conversa na hora do jantar.  Essa é, sem dúvida, a maior contribuição do ParaQuemDoar, por conta do alcance dos canais Globo. Alcance feito com todo o cuidado para a mensagem propagada ser positiva, qualificada e inclusiva, criando empatia com causas e promovendo confiança no poder da doação.

3) Criar ambiente favorável à doação
: doar precisa ser fácil. E embora essa diretriz fale muito de superar as barreiras tributárias, simplificar o sistema de uso dos incentivos fiscais e democratizar o acesso aos serviços bancários para doações, o ParaQuemDoar atua aqui como tecnologia que promove ponte direta (e fácil) entre doadores e donatários. Em 1 minuto, você encontra um projeto com sua cara e pode doar com segurança.

4) Fortalecer as organizações da Sociedade Civil
: essa diretriz é, principalmente, sobre o fortalecimento institucional das nossas heroínas: as OSCs (Organizações da Sociedade Civil), muito conhecidas por ONGs também. Ou seja, pela valorização e estímulo de profissionais qualificados, bem remunerados, capazes de implementar programas de mudança sistêmica e de comunicar suas causas e seus resultados de maneira engajadora e clara. O ParaQuemDoar contribui com esse fortalecimento de forma prática (workshops de capacitação e aumento de fluxo de doações) e simbólica (narrativa na mídia).

5) Fortalecer o ecossistema promotor da cultura de doação:
por fim, essa diretriz fala da importância da colaboração estratégica entre os diferentes atores do ecossistema da filantropia e da importância de torná-lo mais diverso. E o ParaQuemDoar colabora com esse ponto tanto através de causas que fomenta (inclui minorias e maiorias minorizadas), mas através da articulação e valorização de diferentes atores do ecossistema. Somos um espaço de conexão.. Para fortalecer as diferentes plataformas de doação e projetos existentes nesse Brasil.

E você? Qual dessas diretrizes você acha mais importante? Que tal colocá-las em prática agora mesmo? Basta clicar aqui e te mostraremos um projeto com a sua cara! :)

Artigos relacionados